Mesmo que seja de leve ou moderada, a caspa é problema que se deve levar a sério para evitar complicações futuras no couro cabeludo. O incomodo (bem chato por sinal) daquele “pozinho branco” sujando a camisa ou o terno, pode ser visto como o menor dos problemas pois se a caspa não for tratada devidamente, ela pode evoluir para um quadro mais grave de descamação como a dermatite seborreica, até a queda do cabelo, por exemplo.
Nos homens a caspa é mais comum, devido ao nosso organismo produzir um pouco mais de sebo no couro cabeludo do que as mulheres. Portanto, é necessária uma atenção sobre o que pode estar causando a descamação logo ao perceber os primeiros sinais.
O que é a caspa?
A caspa nada mais é do que descamação da pele do couro cabeludo. A mais comum nos homens é a caspa oleosa, que provém do excesso de oleosidade e o acumulo desses óleos e resíduos. Além de tudo, é comum o aparecimento da caspa em períodos de alteração hormonal (inicio da adolescência, ou andropausa), em casos de forte estresse ou depressão.
Geralmente a caspa seborreica acontece pelo acumulo de óleo, é notada devido a coceira e não propriamente a descamação. A caspa fica mais concentrada na pele, onde ela pode apresentar um aspecto amarelado e oleoso.
Exite também a caspa que é ocasionada pela regeneração excessiva da pele, causando aquele “pozinho branco” bem caraterístico que adora se destacar nas camisas pretas (#ódio!). Ela é conhecida como caspa seca e pode aparecer também pelo uso errado de xampus adstringentes que agridem a pele do couro cabeludo, causando um ressecamento e posteriormente o aparecimento da caspa.
A parte boa é que existe tratamento, em casos mais leves ele é resolvida apenas com novos hábitos de cuidados com os cabelos e xampus anticaspa.
Dicas para evitar a caspa
Existem alguns cuidados diários que ajudam muito a evitar o aparecimento da caspa e manter a saúde dos fios e do couro cabeludo em dia, veja.
-
Cuidados com a água quente! Já falamos inúmeras vezes aqui no blog sobre como a água muito quente faz estragos nos cabelos, pois ela estimula a produção de sebo no couro cabeludo.
-
Evitar o uso frequente de xampus anti-resíduo e adstringentes. Eles ressecam muito a pele e podem ocasionar a descamação e ainda por cima estimular mais a produção de sebo. Você deve usar os xampus adstringentes, aqueles para cabelo oleoso, quando perceber que o cabelo está muito sobrecarregado de óleo e sujeira. Para o dia a dia o ideal é usar um xampu neutro ou natural a base de camomila, babosa, mirra ou eucalipto, por exemplo.
-
Dormir com o cabelo molhada é proibido! Esse hábito favorece a proliferação de fungos e bactérias. Portanto, se o cabelo está muito úmido antes de dormir, é bom o secador morno ou frio.
-
Uso frequente de bonés, gorros e chapéus também favorecem o aparecimento de fungos e bactérias devido ao suor e a falta de ventilação, que impede que os cabelos sequem naturalmente.
-
Esporadicamente, use xampus que combatem a caspa que contenham componentes em sua fórmula como o peritionato de zinco, o ciclopirox olamina ou cetoconazol. É fácil encontrar esse tipo de produto em farmácias de manipulação.
-
Se você não deixa de tomar uns drinks no final do expediente, saiba que álcool estimula as glândulas sebáceas a produzir mais sebo. #chateado:(
-
Se uma alimentação saudável para você é apenas mais um assunto de matéria do fantástico, sinto lhe dizer que o excesso de alimentos ricos em gordura também contribuem para o aparecimento da caspa. É bom pegar leve!
Tratamento caseiro para a caspa
E é claro meus amigos, sempre existe uma receitinha do tempo da vovó que ajuda de forma natural a deixar nossos cabelos mais saudáveis. Essa receita caseira para combater a caspa é bem popular mas muito eficiente devido ao poder antibacteriano que as ervas naturais possuem, sem danificar o cabelo.
Você vai precisar de:
– 300 ml de água fervente;
– 1 colher de chá de tomilho;
– 1 colher de chá de folhas de alecrim;
– 1 colher chá de folhas sálvia;
– 4 colheres de sopa de vinagre de maçã.
Obs: as ervas também podem ser secas.
Junte todas as ervas e adicione a água fervente. Depois que a mistura já estiver morna ou fria, adicione o vinagre de maçã. Aplique uma pequena quantidade da mistura no couro cabeludo, espalhe bem a deixe agir por 10 minutos. Lave normalmente depois com água morna ou fria.
Guarde o que restou da mistura na geladeira para usar no dia seguinte.
É bom lembrar que é sempre recomendável procurar um dermatologista para um tratamento especializado.