Hoje vamos mudar um pouco o foco do style dos cabelos para falar de um assunto que ainda confunde bastante os homens, o alisamento. Quando procuramos fazer algum tipo de alisamento a intenção é que o cabelo fique liso (mais ou menos) da maneira que desejamos e na maioria das vezes ninguém fica sabendo que tipo de produto foi usado, quanto muito apenas um nome qualquer do tipo, alisamento chocolate, americano ou outro tipo de nome comercial da moda. É obvio que não precisa chegar ao extremo de anotar cada composto químico, mas saber qual o tipo da química do alisamento que vai ser feito é muito importante, afinal o cabelo é seu né?
Pois bem, a linha de produtos para os cabelos tem melhorado muito, e hoje pode-se dizer que quando feito por um profissional as chances de algo dar errado são bem menores. Sem falar que o formol está praticamente banido a não ser por alguns salões com atitudes duvidosas, mas isso é assunto para outro dia.
Enfim, os produtos mais conhecidos e usados atualmente são divididos em dois grupos. Os tioglicolatos e os hidróxidos. Sendo que cada variação do produto tem aplicações diferentes e resultados também bem diversificados, que dependem não somente do tempo de uso, mas também do tipo de finalização que é aplicado no processo. Sendo assim, o grau de alisamento que você deseja é que vai determinar o produto.
Para ficar claro, esse post não vai ensinar como fazer alisamento pois isso envolve técnica e é realizado por profissionais. Vamos esclarecer os tipos de produtos mais utilizados e o que é possível obter de resultados.
Produtos para alisar o cabelo masculino. Identificando os grupos
Apesar dos nomes complicados, vamos explicar o que cada tipo de produto pode fazer pelo seu cabelo. Pois bem, para o público masculino que deseja um alisamento capilar permanente e super lisos, os hidróxidos podem proporcionar isso para você.
Alisamento de cabelo com hidróxido
Os hidróxidos são bem conhecidos pelo público de cabelo crespos, cacheado e difícil de domar pois ele dá jeito dos afros aos cabelos indisciplinados. O tempo de usos desse produto garante o resultado final, mas aqui vai um alerta, ele pode deixar seu cabelo extremamente liso com aquele efeito “escorrido”, daí a importância de se fazer o teste da mecha para verificar quanto tempo demora para o resultado que você quer apareça com uma boa margem de segurança. Geralmente esses produtos acompanham um xampu para o final do processo para eliminar todo o alisante do cabelo (tem que retirar tudo mesmo!) que até mudam de cor se ainda existir algum resíduo.
Os hidróxidos possuem um pH muito forte e tem o poder de mudar a estrutura do fio, e isso acaba por fazer o fio ficar ressecado. A hidratação merece muita atenção para manter o cabelo saudável até o próximo retoque. Vale lembrar que nesse tipo de alisamento, os retoques devem ser feitos somente a partir da raiz, pois no restante dos fios o efeito é premente e não é necessário refazer tudo outra vez.
Quem já ouviu falar nos alisamentos com guanidina? Pois bem, saiba que ele é da turminha dos hidróxidos. Outros produtos com a base dos hidróxidos são os hidróxidos de lítio e de sódio.
Veja também
+ 8 dicas para reduzir o volume dos cabelos
+ Cuidados ao fazer o alisamento – Da série cuidados com os cabelos
Alisamento com Tioglicolato
O tioglicolato é um alisamento mais suave que o anterior, pode ser aplicado em cabelo coloridos e cacheados. Ele é um dos ingredientes principais das escovas progressivas e escovas alisadoras pois não produzem um efeito permanente, ou seja, acabam saindo com o tempo dos fios. Sem falar das irritações e reações adversas que os hidróxidos causam que no caso do tioglicolato é bem menor, mas não é livre de acontecer
Apesar de ter um pH menor que os hidróxidos, esse tipo de alisamento necessita de um neutralizante para concluir o processo e fixar o produto.
Concluindo
Para finalizar, existe sim um tipo de produto para cada resultado que se deseja atingir, desde cabelos com balanço e ondas relaxadas até os extremamente lisos. Vale da opções de cada um. Se você tem certeza do resultado que quer, vai de hidróxido, caso contrário opte pelo tioglicolato que é reversível.
Um detalhe muito importante, o hidróxido e o tioglicolato não são compatíveis. Portanto, se você fez um alisamento com hidróxidos não irá poder fazer com o tioglicolato posteriormente. É muito importante procurar um bom profissional que faça o teste da mecha para você, indique o melhor produto e converse realmente com você para indicar o melhor método para o seu tipo de cabelo e sua necessidade.
Pelo que eu entendi apos o alisamento do cabelo temos que fazer uma hidratação? Fiquei com essa duvida pois todos os alisamento que fiz o meu cabelo ficava com aspecto ressecado mesmo só que nunca fizeram hidratação nele por isso minha duvida.
Oi Natã, tudo bem? Desculpe a demora na resposta.
Seguinte, é muito importante hidratar o cabelo depois de qualquer processo químico. Os fios perdem nutrientes e a umidade natural durante o alisamento, por isso que o aspecto fica ressecado e quebradiço. Fazendo hidratações regulares você consegue manter o cabelo em ordem até o próximo retoque.
Nossa gostei muito desse site gostaria de receber noticias desse site.
Obrigado Fernando! Curta a nossa página no facebook. Tem sempre novidades por lá: https://www.facebook.com/CabeloMasculino