A barba tradicionalmente demonstra um seriedade ao homem, e dependendo da época tinha significados distintos. Se estivéssemos a 100 anos atrás um homem que não ostentasse uma barba ou no mínimo um bigode “corpudo”, não era considerado um homem sério. Hoje é claro, isso não acontece mais, contudo a barba seja em qual época for sempre foi sinônimo de visual forte, sério e de respeito.
E como já mencionamos em matérias passadas, a barba bem feita e adequada ao seu estilo está em alta para 2015, mas existem um porém. Você sabe que tipo de barba usar para o seu formato de rosto? Pois é amigos, como acontece com os cabelos, a barba também segue um padrão dependendo do formato da face de cada um.
Você pode estar se perguntando, meu cabelo já está adequado, preciso fazer isso com a barba também? Sim, se a sua intenção é ostentar um visual diferente com a barba, ela também tem que estar no padrão que se adeque melhor a você.
Barba ideal para cada formato de rosto
Rosto redondo
Barba ou cavanhaque que alongue o rosto são os formatos ideais. Os traços fortes com linhas que direcionem para baixo ajuda a quebrar um pouco do visual arredondado demais.
Rosto oval
Assim como nos penteados e cortes de cabelo, este formato de rosto é bem versátil e pode ostentar qualquer visual. Aposte na barba com o estilo mais natural sem marcações de linhas.
Rosto quadrado
A ideia aqui é suavizar as linhas retas e dar uma suavidade para equilibrar as linhas mais pesadas. O ideal aqui é manter a barba curta e aparada para não ressaltar ainda mais o queixo e maxilar. Aparar com linhas mais arredondadas na região da bochecha também ajuda.
Rosto Retangular
Aqui você pode usar a barba para suavizar as linhas da mandíbula, que geralmente possuem linhas bem fortes.
Rosto triangular
Para equilibrar o queixo fino, uma barba mais cheia na região do queixo tende a equilibrar bem as linhas do rosto.
Rosto Diamante
Como as maças do rosto são bem ressaltadas, vale aqui apostar numa barba mais cheia em direção ao queixo para tirar o foco das laterais.