Ícone do site Cabelo Masculino Blog

Cabelos oleosos: 6 erros que pioram o problema

A oleosidade é um problema muito comum nos homens e que afetam principalmente que possui os fios finos e lisos. Mas o problema não é uma exclusividade apenas dos lisos, outros tipos de cabelo podem apresentar esse problema seja ele naturalmente ou por cuidados errados.

A oleosidade do cabelo é natural e necessária para a saúde dos fios, pois ele conserva a umidade natural dos cabelos e evita o ressecamento. Ela começa a ser um problema quando há uma produção em excesso na raiz ou quando cuidados errados provocam diversos problemas como a caspa, obstruem os poros e em casos avançados a dermatite seborreica que provoca a queda dos fios.

Muitas vezes a oleosidade excessiva dos fios se deve aos cuidados errados que podem estimular e agravar o problema. Por isso, selecionamos 6 erros mais cometidos pelos homens que aumentam ainda mais a oleosidade dos cabelos.

1. Uso inadequado do xampu anti-resíduo

Os homens que tem os cabelos oleosos as vezes exageram no uso dos xampus anti-resíduo, pensando que irão amenizar o problema. Esse tipo de xampu é excelente, pois remove os resíduos de finalizadores, cremes e outras impurezas que se agarram nos fios e na raiz. Mas para quem tem os cabelos oleosos o ideal é usar no máximo uma vez  a cada quinze dias. Use uma vez por semana quando abusar de pomadas e finalizadores.

Veja também

+ Como lavar o cabelo corretamente

+ Como escolher o xampu ideal para o seu cabelo

Nos demais dias use um xampu para os cabelos oleosos ou um xampu neutro somente para lavar o necessário e não ressecar demais os fios.

2. Excesso de produtos finalizadores

O uso dos modeladores e finalizadores merecem atenção. É claro que eles são fundamentais para um style de respeito nos cabelos, mas o uso em excesso aliados a uma lavagem inadequada é muito prejudicial. Os resíduos de produtos como o gel, ceras e pomadas devem ser retirados lavando muito bem os cabelos, pois eles ressecam os fios com o tempo e obstruem o crescimento de novos fios.

Outro problema comum geralmente para quem tem os cabelos ondulados é o abuso no uso do leave-in e dos cremes sem enxágue. Para manter a hidratação muitas pessoas usam várias vezes por dia o esses produtos para cabelos secos, deixando o visual pesado e ensebado. A ideia é usar um spray para deixar ou uma mistura para deixar os cabelos com mais umidade. Nessa receita de umidificador caseiro falamos sobre isso, recomendo:).

3. Cuidado ao usar o secador

Quem é adepto as escovas devem tomar cuidado. O calor perto da raiz estimula a produção de sebo e detonam os fios. O ideal é não usar o calor perto do couro cabeludo por muito tempo.

4. Dormir com os cabelos molhados

Isso a maioria já deve ter percebido que não é bom dormir com os cabelos molhados. Além de acordar com cabeça parecendo uma toca de capivara, a umidade nos cabelos oleosos pode estimular a proliferação de fungos e bactérias prejudiciais.

5. O abuso do xampu seco

Em tempos de racionamento de água o xampu seco veio em boa hora e acabou virando mania no Brasil. Sim, ele é muito útil e prático principalmente nos dias em que estamos sem tempo. Basta alguns jatos de spray e a oleosidade diminui como um passe de mágica. Mas atenção, o xampu seco não substitui a lavagem convencional, ele só serve nesse casos em que você não pode lavar e deseja dar um aspecto melhor e tirar o sebo aparente. O usos em excesso do xampu seco vai sobrecarregar o couro cabeludo e obstruir os poros.

6. Mexer no cabelo o tempo todo

Se você é daquele que não aguenta muito tempo sem dar uma arrumada no cabelo, saiba que mexer nos fios estimula a produção de óleo na raiz. Por isso evite ficar passando a mão no cabelo o tempo todo.

Sair da versão mobile