Este tipo de formato de rosto não tem muito segredo em saber identificar, assim como o visual que queremos passar quando escolhermos um corte de cabelo ou simplesmente um penteado. Quebrar o efeito do rosto diminuindo a largura para criar algumas linhas mais ovais.
Os homens que tem o formato de rosto redondo aparentam sempre ser mais jovens do que realmente são. Alguns tem a aparência de criança devido as maças do rosto serem mais cheiinhas e o queiro pouco proeminente.
Tem gente que não gosta desse tipo de rosto principalmente porque parece muito jovens do que são representando muitas vezes, erroneamente, uma falta de seriedade nas expressões faciais, causando as pessoas uma dificuldade em encontrar um equilíbrio na hora de escolher um corte de cabelo e um penteado que combine. Em contrapartida, são pessoas que tem a expressão mais alegres, são bem humorados, extrovertidos, tem sempre uma expressão facial mais leve parecendo ser mais jovens do que realmente são.
Viu? Mais vantagens do que desvantagens não é mesmo? Mas a grande sacada para os homens com o rosto redondo é equilibrar as expressões faciais usando o cabelo como uma ferramenta, diminuindo a largura do rosto e dando mais linhas na face quebrando o efeito carinha de criança.
Como saber se eu tenho o rosto redondo?
Geralmente com uma boa olhada no espelho já é possível identificar sem maiores problemas. A largura do rosto é relativamente igual ao comprimento, quase criando um círculo. Quando se está acima do peso é normal o nosso rosto ficar mais gordo também, por isso pode acontecer de você noção ter o rosto redondo mais devido ao acumulo de gordura na face o formato tende a ficar redondo também, mas as dicas valem para as duas situações, ok.
Mas para ser mais preciso pode-se medir as proporções faciais com uma fita métrica e comparar os resultados para saber realmente o seu tipo de rosto. Meça e anote as medidas:
1- Largura: Primeiro meça a largura do rosto medindo do osso da maça do rosto até a outra;
2- Queixo: Logo abaixo da orelha quando começar a dobra do maxilar meça desse ponto até o meio do queixo. Anote a medida de um dos lados e multiplique por 2;
3- Testa: Logo acima dos olhos de uma ponta a outra;
4- Comprimento: Na testa onde começa o cabelo até a ponta do queixo;
Resumidamente é isto:
Rosto redondo: A largura é igual ou muito próximo da medida do comprimento;
Rosto oval: Comprimento maior uma vez e meia que a largura;
Rosto quadrado: Largura e comprimento quase iguais, mais com a largura do queixo quase igual à largura da testa;
Mais detalhes de outros formatos como o quadrangular, coração e diamante você pode ver nessa matéria sobre como escolher um corte de cabelo que combine com o seu rosto.
Pronto, agora você já sabe identificar sem erros. E agora vamos ver par algumas dicas.
Dicas de cortes de cabelo e penteado para quem tem o rosto redondo
– Dar preferências as laterais mais curtas;
– Topo do cabelo mais alto que pode ser um topete ou uma franja estrutura para trás ou para cima;
– Repicado, desestruturados ou um corte assimétrico com o topo da cabeça mais reto ajuda a quebrar o formato redondo;
– Se tiver o cabelo muito liso, use pomada ou cera para que os fios não fiquem caído e retos demais na testa. Isso dá o efeito mais redondo ainda;
– Quem gosta do cabelo comprido, a dica é usar a franja caída nas laterais, disfarçando as bochechas.
– Usar barba (começando nas costeletas) também ajuda afinar o rosto;
É bom evitar
– Qualquer corte que tenha muito volume nas laterais;
– Franja comprida tipo “Justin Beaber criança”;
– Cortes retos em que a franja fique alinhada na testa”;