O inverno em muitas partes do Brasil tem uma coisa em comum. Não é frio, mas o tempo é seco pra caramba! A baixa umidade do ar além de trazer problemas à saúde, colabora para deixar nossa pele e cabelos extremamente ressecados.
Com o tempo seco, nossa pele perde a umidade, o que faz com que a pele fique sem a elasticidade natural. Daí o surgimento do aspecto “craquelado” da pele do rosto, lábios ressecados. Os cabelos também sofrem com o tempo seco, ficam ressecados, sem vida.
No meu caso, essa época do ano é terrível! Tenho pele mista e cabelos oleosos e se eu descuidar o rosto descama e o cabelo fica um óleo só. Muito se deve ao uso do chuveiro com água mais quente, e lavar cabeça, rosto e corpo com água quente retira o óleo natural de todos eles.
Pensando nisso, vou compartilhar alguns dos cuidados que aprendi e cultivei com o passar do tempo e que tem ajudado muito a enfrentar esse clima de deserto.
Cuidados com os cabelos no tempo seco
Muitos homens se queixam que no inverno a perda de cabelo se intensifica e isso tem uma explicação. Durante essa época geralmente exageramos mais nos banhos quentes e o que faz o cabelo perder sua oleosidade natural estimulando as glândulas a produzirem mais sebo. Por isso é que geralmente a queda de cabelo acompanha a descamação do couro cabeludo, a conhecida caspa ou em casos mais graves a seborreia.
Veja também >> 7 dicas para acabar com a caspa no cabelo masculino
Veja algumas dicas para o dia a dia:
Atenção cabelos crespos e cacheados
Se você possui o cabelo crespo, dependendo da situação nem é necessário lavar os cabelos todos os dias. Os cabelos crespos já são secos por natureza e a lavagem desnecessária só ajuda a secar ainda mais. No mais, utilize produtos umidificadores como o leave-in nas pontas dos cabelos para manter a umidade e evitar o frizz.
Temos uma matéria com a receita de spray umidificador caseiro , eu uso e que dá bons resultados.
Outras dicas para todos os tipos de cabelos:
- Não durma com o cabelo úmido, além de deixar o cabelo mais oleoso, os fios ficam um desastre ao acordar.
- Evite usar os xampus anti-resíduos e adstringentes nessa época. Eles retiram tudo que é sujeira e resíduos de xampu, cremes e produtos que estejam retidos fios, mas levam com ele a proteção natural dos cabelos e do couro cabeludo também. Se o uso for necessário usar, cuide da hidratação.
- Troque o xampus e o condicionador a cada 15 dias. O cabelo realmente acostuma com o produto se usado muito tempo. Tenha sempre duas linhas de produtos e vá alternando o uso deles, você vai perceber a diferença! Para essa época no meu caso, uso um anti-caspa ou xampu para cabelo oleoso, em alternância com um xampu sem sal, para uso diário,(infantil serve bem).
- Pegue leve com os finalizadores! Dê preferência para os modeladores mais suaves como as pomadas por exemplo, e evite qualquer produto que contenha álcool na formulação. Aquela receita do spray caseiro, que eu já falei antes, é muito boa para usar apenas nos fios sem encostar no couro cabeludo. Eu recomendo.
Veja também >> Receitas caseiras de hidratação para os cabelos ressecados
Cuidados com a pele do rosto
Evite usar sabonete comum em barra no rosto, eles ressecam mais a pele porque tem um pH muito elevado. Prefira os sabonetes líquidos neutros, pois ele são mais leves e menos abrasivos.
No meu caso, costumo variar entre um sabonete líquido infantil (mais leve que isso não existe) e o sabonete natural de glicerina da marca Granado, que também é ótimo.
Água!
Beber água é o melhor remédio, portanto não descuide da hidratação corporal porque isso faz diferença na pele o no cabelo.
Sem banhos escaldantes!
O mesmo princípio das dicas sobre os cabelos. A água quente vai desidratar e retirar o óleo natural.
Cremes hidratantes
Se você não tem o costume de usar hidratante, é bom rever seus conceitos. Com o passar dos anos o corpo sente os desmandos e falta de cuidado e a pele reflete muito bem isso com manchas, estrias, rugas e envelhecimento precoce.
No meu caso, uso mais nessa época de tempo seco, porque como a maioria, eu também não gosto de ficar me besuntando de creme, uso somente porque é necessário.
Eu uso um creme leve e baratinho da Nívea chamado Q10 firmador. Não tem cheiro enjoativo, é leve e não tem aquele aspecto pegajoso, que particularmente odeio.
Não use o mesmo creme do corpo no rosto, não funciona e deixa a pele gordurosa. Prefira um creme específico para o rosto e se quiser ser mais específico, use um que possua ureia na formulação. A ureia ajuda a manter a umidade natural da pele.
Os lábios também merecem cuidados
Para evitar que os lábios fiquem rachados parecendo que você se atracou com um lutador do UFC, é essencial que a boca tenha uma boa hidratação e uma barreira de proteção contra o tempo seco e o vento. E isso é fácil meus amigos!
Para quem não sabe, os nossos lábios não possuem glândulas sebáceas, ou seja ela não produz a oleosidade natural. Portanto é indicado deixar os lábios o mais hidratado possível.
Manteiga de cacau ajuda?
Sim e não. 😕 Mas eu explico a confusão, a manteiga de cacau não hidrata, ela simplesmente cria uma barreira de proteção contra o vento. Mas se os lábios já estiverem muito rachados, ela não vai ajudar muita coisa. O ideal é usar um lip balm, ou seja, um produto que além de proteger ajuda a recuperar a pele. Os hidratantes labiais possuem vitaminas e compostos que ajudam a manter a umidade e a recuperar a pele danificada.
Existem várias marcas, mas eu prefiro um creme que se encontra na farmácia e que resolve um bocado de problemas na pele. E se você como eu acha que essa coisa de lip balm é frescura demais! Faça como eu, use o Bepantol derma. Ele possui um ativo chamado dexapantenol e vitaminas que restauram fissuras e problemas na pele rapidinho. Aplico um pouco nos lábios à noite antes de dormir, e no outro dia já estão como novos. Ele não tem cheiro e não fica com aquele aspecto brilhoso,e não deixa melequento.E o melhor é um remédio então trata a pele dos lábios.Recomendo!
E não esqueça dos pés!
Imagine a situação, você no maior love com sua gata, e quando você está se preparando para mais intimidade, e vai tirar a meia, mostrar aquele calcanhar todo rachado! Todo esfolado parecendo o pé de um Hobbit?! Não dá né? Mulher repara em tudo! E se você nunca pensou por esse ângulo, e para evitar que isso aconteça. É bom dar uma cuidada nos pés também!
Esfoliação
Simples e eficaz! Retira as células mortas, hidrata a pele e evita que os pés fiquem rachados. Faça em casa com produtos caseiros mesmo:
– 2 colheres de açúcar cristal;
– 1 colher de sopa de azeite de oliva ou vaselina;
– 3 colheres de mel;
Passe nos pés massageando bastante, lave com água morna e passe um hidratante. Você pode fazer isso uma vez por semana e o ideal é depois do banho para dormir com o pé o mais hidratado possível e permanecer com ele assim penetrando o creme.
Concluindo
Vale lembrar que os cuidados com nosso corpo vão muito além da estética e aparência, é também questão de saúde. O corpo, a pele e os cabelos saudáveis quando bem cuidados, consequentemente vão ficar mais bonitos.
Compartilhei essas dicas que acabei aprendendo com o tempo. E tive que me disciplinar a fazer, para conseguir resolver alguns desses inconvenientes que o inverno o tempo seco me trouxe. São todas simples de fazer, e com o tempo elas acabam virando rotina mesmo. Mas se você tem alguma dica diferente ou sugestão, fique à vontade em compartilhar com a gente nos comentários. Um abraço a todos!