Pernas, axilas e costas estão entre os procedimentos de depilação masculina mais procurados nos salões especializados, seja pelo fator estético, higiênico ou preferência pessoal. Mas quando falamos em depilação masculina íntima, aí meu amigo, percebemos que os tabus ainda existem e o assunto ainda gera certo constrangimento na maioria dos homens. Já surgiu alguma vez esse assunto na roda de amigos? Pois é, então vamos falar!
Tanto pelo fator estético mais principalmente a questão da higiene, aparar os pelos da região íntima é até aconselhável. Agora, alguns homens preferem à opção “liso total” o que merece muita atenção principalmente pelo método de depilação escolhido.
Alguns procedimentos não são recomendados como é o caso da lâmina que além de perigoso usar “por lá”, os pelos definitivamente são cortados e ainda muito homens tema alergia ao material com que é feito as lâminas. Já outros tipos de depilação vale da escolha pessoal, custo de manutenção e saúde.
Tipos de depilação íntima masculina: Qual método escolher?
Depilação com Máquina
A depilação com máquina de cortar cabelo é pratica, pois você pode escolher o tamanho que quer deixar. Mas se você optar por cortar no “número 0”, provavelmente vai ter problemas. Quando os pelo começam a crescer a coceira e o incômodo é quase certo.
Existem aparelhos específicos para a depilação masculina que consegue aparar e depilar praticamente qualquer parte do corpo, como o Cruzer body e Fusion ProGlide entre outros.
Cera
Procedimento bem conhecido das mulheres, a depilação com cera tem a vantagem de retirar a maioria dos pelos pela raiz, isso faz com que demore bem mais entre uma depilação e outra. A dica é procurar um bom profissional, ainda mais se a escolha for pela cera quente que merece cuidados redobrados.
Creme depilatório
Apesar de existirem cremes específicos para a depilação íntima, o creme depilatório geralmente não é indicado para essas regiões, mas no máximo próximas a virilha. Esse tipo de produto pode causar alergias e dermatites, por isso é importante fazer o teste antes, para garantir que o produto não vá causar nenhuma reação alérgica. Já vi vários depoimentos que problemas de pele causados por esses produtos, portanto cuidado na escolha.
Pela praticidade, o creme depilatório é rápido e não causa dor (no máximo um cheiro forte de desagradável), em contrapartida o resultado é quase o mesmo do uso da lâmina ou aparador, que por não arrancarem o pela pela raiz, logo começam a crescer.
Depilação a laser
Para dar adeus aos pelos por um longo tempo, a depilação masculina a laser é o mais vantajoso. Este tipo de procedimento demora em média 1 ano para os pelos começarem a crescer de novo. Mas é importante lembrar, são necessárias algumas sessões para consegui esse resultado, portanto prepare para investir algum dinheiro nisso.
A única desvantagem deste procedimento realmente é o incomodo causado pela dor, mas nada que assuste tanto para quem já fez depilação com cera.
Os procedimentos a laser são encontrados em várias clínicas com nomes bem diferentes, mas basicamente prometem o mesmo resultado.
Diferente do que muito pensam, os pelos tem seu sim um papel importante principalmente na região genital. De acordo com os dermatologistas, os pelo funcionam como um protetor dessa região, e o cuidado maior é mesmo pelo tipo de depilação usada e a frequência com que ela é feita.
“Quando os pelo são retirados, os poros ficam abertos e expostos, favorecendo o aparecimento de infecções e alergias”.
Cuidados básicos para quem faz a depilação íntima
Alguns hábitos e cuidados básicos são de fundamental importância para manter a saúde e não ter problemas, veja:
– Esqueça as cuecas de tecido sintético, opte pelas cuecas de algodão;
– Não abusar do amaciante e do sabão para lavar as roupas íntimas. Esses produtos em contato com a pele desprotegida podem causar irritação e alergias. Existem produtos de limpeza próprio da cuecas e calcinhas que evitam esse problema.
– Na hora do banho não use sabonete comum. Opte por sabonetes líquidos especiais para essa região quem tem Ph diferenciado.
– Cuidado com os banhos quentes! As temperaturas muito altas podem causar alergia e vermelhidão nas áreas depiladas;